Quem é Marcos Ricarte?

Olá! Sou Marcos Ricarte, professor, consultor, palestrante e instrutor de treinamento. Meu objetivo é ajudar pessoas e empresas a desenvolverem conteúdos educacionais em formato de cursos digitais, para escalar no mercado digital.  Atualmente sou fundador e CEO da Quero ser Infoprodutor. Meu perfil de clientes engloba pessoas físicas que faturam ou querem faturar no digital, incluindo: empreendedores, executivos, palestrantes, instrutores, professores, médicos, advogados e demais profissionais liberais. Atendo também empresas, em projetos de educação corporativa, oferecendo suporte à criação de cursos e treinamentos digitais e presenciais. 

Minhas formações

Desde criança, fui apaixonado por trabalhar, mas também gostava muito de estudar. Meu sonho era formar-me como arquiteto, uma vez que gostava muito de desenhar. Realizei meu sonho de entrar na faculdade de Arquitetura na Universidade Federal do Ceará, mas os destinos da vida me apresentaram uma outra área pela qual logo me apaixonei: a Administração. A partir daí, segui minha carreira acadêmica, sempre buscando novos conhecimentos e novas formações. Conheça a seguir a minha trajetória acadêmica:

  • Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, em 1998.
  • MBA em logística empresarial pela Universidade Federal do Ceará, em 2001.
  • Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza, em 2005.
  • Especialista em Educação a Distância pela Universidade Dom Bosco, em 2018.

Hoje, utilizo todo o conhecimento que adquiri ao longo da minha trajetória acadêmica para oferecer serviços qualificados e de alto padrão aos meus clientes. Cada técnica, cada ferramenta que aprendi são hoje utilizadas para gerar resultados concretos.

A consultoria

Assim que ingressei na universidade, no curso de Administração, procurei iniciar minhas atividades de trabalho, e a porta de entrada foi em empresas de consultoria, em 1996. Meus primeiros trabalhos consistiam em organizar departamentos, desenhando e redesenhando processos, desenvolvendo controles e outras atividades operacionais. No entanto, à medida que me especializava mais, surgiam novos desafios, com trabalhos mais complexos, que envolviam gestão, liderança e estratégia. Ao longo de pouco mais de quatro anos, atendi a mais de 50 clientes de diversos segmentos e tamanhos.

Logo depois, já formado, segui para a carreira solo e fundei minha própria consultoria, passando a atender diretamente meus clientes. Com um portfólio constituído basicamente de micro e pequenas empresas, consegui desenvolver diversos projetos que ajudaram essas empresas a performarem melhor. Essa experiência como consultor independente me proporcionou inúmeros aprendizados e me ajudou a compreender melhor as dores e necessidades corporativas.

No entanto, minha primeira transição de carreira estava por vir, e meu desembarque na área da educação foi se tornando inevitável. Mas isso vou te explicar a seguir.

Minha trajetória na educação

Desembarquei na educação quase por acidente, no ano 2000, quando fui convidado a assumir minha primeira disciplina como professor universitário em uma instituição de ensino privada. Desde então, ministrei várias disciplinas na graduação e pós-graduação, passando por diversas instituições de ensino. Estar em sala de aula é, até hoje, um dos meus maiores prazeres profissionais.

À medida que me aprofundava no mundo acadêmico, as demandas e exigências aumentavam. Logo, comecei a assumir cargos executivos dentro das instituições de ensino e passei a trabalhar na gestão educacional. Nessa transição profissional, ocupei cargos de coordenação, supervisão e direção, sendo responsável pela gestão de cursos e unidades de negócio.

Com a expansão da educação digital no Brasil, comecei a desenvolver trabalhos de formatação de cursos e disciplinas digitais. Ao longo dos anos, fui responsável por projetos de implantação de cursos totalmente online, incluindo toda a produção de conteúdos educacionais. Sob minha responsabilidade estavam professores e técnicos que produziam materiais didáticos e videoaulas para alunos da graduação e pós-graduação.

Durante esse período, tornei-me membro do Comitê de Qualidade da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) no triênio 2020-2023. Também me tornei avaliador do Ministério da Educação, desempenhando a avaliação de cursos de graduação a distância na área de gestão em todo o país.

Após 20 anos na área da educação, estava prestes a iniciar uma segunda transição de carreira, desta vez para a educação corporativa. Mas esse capítulo vou te contar mais a seguir.

A transição para a educação corporativa

Como já dizia Sócrates, “uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”. Essa filosofia tem guiado minha trajetória profissional, especialmente quando enfrentei o desafio de migrar para a educação corporativa. Assumi a gestão de uma Universidade Corporativa em uma das maiores empresas varejistas de medicamentos do Brasil, onde fui responsável pelo treinamento de mais de 21 mil colaboradores em todo o país.

Liderando um time dedicado de analistas, técnicos, coordenadores e especialistas, desenvolvemos inúmeros projetos de educação corporativa para todos os níveis da organização, tanto no formato presencial quanto online. Nossa equipe transformou a área de treinamentos da empresa, aumentando em mais de 100% a média de horas de treinamento por pessoa em apenas dois anos.

Essa experiência incrível me ensinou a importância de uma abordagem integrada e contínua para o desenvolvimento dos colaboradores. Aprendi que a educação corporativa vai além da simples transmissão de conhecimento; trata-se de inspirar e motivar as pessoas a aplicarem o que aprenderam em suas atividades diárias.

Hoje, aplico esse conhecimento ajudando pessoas e empresas a desenvolverem conteúdos educacionais em formato de cursos digitais. Com a expertise adquirida, crio soluções educacionais que não apenas transmitem conhecimento, mas também engajam e motivam os aprendizes, permitindo que empresas escalem no mercado digital de forma eficaz e inovadora.

A educação digital

A educação digital sempre me apaixonou! Trabalhar com ela me impôs uma transformação profissional profunda, levando-me a rever todos os meus paradigmas sobre essa modalidade de ensino.

Minha primeira experiência com educação digital foi em 2012, em uma instituição de ensino americana que havia recentemente adquirido uma instituição brasileira. Na época, integrei um comitê responsável por implantar disciplinas digitais nos cursos presenciais e, em seguida, os primeiros cursos 100% digitais. O resultado foi extremamente satisfatório, aumentando consideravelmente a carga horária online e impactando mais de 5 mil alunos.

Em seguida, em outra instituição, recebi o desafio de implantar toda a operação de cursos digitais de graduação e pós-graduação. Iniciei montando a equipe, estruturando a área de Educação a Distância e produzindo conteúdos educacionais. Durante meu tempo à frente dessa operação, implantamos cinco cursos e matriculamos mais de 2 mil alunos.

Como consultor educacional, ajudei outras instituições a implantar suas operações digitais, estruturando e produzindo conteúdos para EaD.

Na educação corporativa, também tive a oportunidade de desenvolver trabalhos com educação digital. Desde a implantação de plataformas de ensino (LMS) até a estruturação de programas de treinamentos digitais e produção de conteúdo, meus projetos impactaram mais de 40 mil pessoas.

Procurei me especializar ainda mais no assunto ao ponto de concluir um MBA em Educação a Distância em 2018.

Hoje, utilizo toda minha experiência e conhecimento na educação digital nos meus projetos de consultoria e desenvolvimento de cursos digitais para os meus clientes.

Fatos sobre mim

  • Adoro viajar! Já conheci mais de 10 países.
  • Já participei de mais de 15 eventos nacionais e internacionais.
  • Já publiquei mais de 30 trabalhos acadêmicos.
  • Já fiz um programa de televisão.
  • Já ministrei palestras em diversos congressos e eventos.

Copyrights - todos os direitos reservados.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?